sábado, 30 de março de 2013

O segundo mundo

"Os norte-americanos tendem a acreditar que presidem ao primeiro império global do mundo, mas a Grã-Bretanha foi de facto o último império global no qual o Sol nunca se punha. Grande parte do mundo pertencia ao seu domínio e a ele prestava contas."

(pg. 16)


"O EUA, a UE e a China representam três diferentes estilos diplomáticos que competem para liderar o século XXI: a coligação ao estilo norte-americano, o consenso ao estilo europeu e a consulta ao estilo chinês."

(pg. 18)


"Se a relações humanas têm a ver com <>, então a geopolítica tem a ver com conquistar aliados e influenciar países."

(pg. 25)


"A UE é de longe o império mais popular e mais bem-sucedido da História, pois nãpo domina, mas disciplina."
..."a Europa precisa de se expandir, senão morre. <..."

(pg. 34)


"Todos os <> são governados por sistemas supra-presidenciais que mantêm deliberadamente Parlamentos enfraquecidos, enquanto as oligarquias controlam a economia através de clientelismos baseados nos clãs. Os poderes político e económico não se limitam a sobrepor-se, são sinónimos um do outro."

(pg. 97)


"Gwadar era uma minúscula aldeia de extrema pobreza há dez anos... Os Chineses estão a transformar essa área num centro energético de primeira classe: até o Titanic conseguiria atracar lá."

(pg. 129)


"Enquanto a maioria dos países tem exércitos, aqui é o exército do Paquistão que tem um país, é um conhecida piada que circula no Paquistão."

(pg. 130)



in "O segundo mundo" by Parag Khanna

Sem comentários:

Enviar um comentário